Assine nossa newsletter para saber de todas as nossas novidades!
Sexo: Já fez alguma viagem pela andarilho da luz? Como conheceu a Andarilho da Luz?
BUSCA
Destino
Destino
BrasilBelém Ribeirinha (6 dias)| 18 a 23/06/2019
Reserve Aqui!
Roteiro Detalhado

Dia 1: Belém

Chegada em Belém. Traslado do aeroporto para o hotel em veículo privativo e acomodação em apartamento duplo. Tempo livre para descansar e/ou passear pelo centro de Belém.
*Alimentação não inclusa neste dia.
--------------------------------------------------------------------------

Dia 2: Belém


Café e saída do hotel às 8h30.
Pela manhã, visita ao popular mercado Ver-o-Peso, que é o famoso cartão postal de Belém, onde as mais variadas frutas regionais, peixes e mariscos, carnes, artesanatos, temperos, ervas medicinais e utilidades domésticas fazem da feira o comércio mais interessante e encantador da Amazônia.
É um verdadeiro museu contemporâneo a céu aberto. Às 12h, pausa para almoço livre (incluso). À tarde, a partir das 15h, um passeio pela parte histórica e antiga da capital paraense, com destaque ao complexo Feliz Lusitânia, onde ficam a Igreja de Santo Alexandre e o Museu de Arte Sacra, a Catedral da Sé, a Casa das Onze Janelas e o Forte do Castelo, marco inicial da fundação de Belém.
Seguindo até a Praça da República, visita ao imponente Theatro da Paz, casa de espetáculos construída em 1878, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região. O pôr-do-sol será admirado da Estação das Docas, espaço cultural e gastronômico que fica na área portuária às margens da Baía do Guajará. Retorno ao hotel às 18h30. Jantar (não incluso) e noite livre.
--------------------------------------------------------------------------

Dia 3: Belém/Ilha de Cotijuba/Belém


Café-da-manhã e saída do hotel às 07h15.
Traslado de 1 hora até Icoaraci (em carro ou van), onde acontece o embarque para Ilha de Cotijuba (navegação de 1 hora e 20 minutos até lá).
Chegada e vivência com o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB, organização social local com atuação há mais de 15 anos nas ilhas de Belém. Visita à sede do MMIB e atividades de interação com os moradores.
Almoço (incluso) e tempo de descanso e lazer na Praia do Vai Quem Quer, uma praia de rio (mas, que de tão largo parece mar). bate-papo com as mulheres incríveis de lá e oficina de artesanato a partir de sementes e fibras locais.
Almoço (incluso) na Praia do Vai Quem Quer e tempo livre para descanso e relaxamento na praia de água doce.

Às 15h30, saída da praia para retorno ao porto da Ilha e às 17h embarque (em barco regional regular, de linha) com destino à Icoaraci.
Chegada em Icoaraci às 18h e translado para o hotel em Belém, com chegada às 19h.
--------------------------------------------------------------------------

Dia 4: Belém/Boa Vista do Acará/Belém

Café da manhã e saída do hotel às 8h para o porto em Belém. Embarque em barco regional fretado com destino à Boa Vista do Acará. Serão, aproximadamente, 50 minutos de navegação.
Durante a viagem que cruza o rio Guamá, um dos que formam a Baía do Guajará em Belém, entende-se como vivem as pessoas da região.
Casas construídas sobre estacas garantem proteção contra o vai-e-vem da maré e o barco é o único meio de transporte. A placa vermelha presa ao mastro é sinal de que tem açaí para vender. É muito comum ver a palmeira nativa da Amazônia pela margem.
O extrativismo é uma das principais fontes de renda dos ribeirinhos. Chegada ao porto da comunidade e encontro com representante da Associação de Produtores de Boa Vista do Acará que será nosso acompanhante durante o dia. Caminhada de 20 minutos até a sede da associação, onde faremos uma rodada de apresentação e um lanche de boas-vindas preparado pelos comunitários.
De lá, sairemos para visita ao plantio de priprioca, raiz aromática utilizada na produção de cosméticos, localizado a 2 minutos da sede caminhando.
A Associação comercializa essa raiz para a empresa de cosméticos Natura. Como a priprioca leva no mínimo oito meses para chegar ao ponto da colheita, as famílias se sustentam com o cultivo do açaí, cupuaçu, biribá e tantas outras espécies, que serão apresentadas por eles durante a visita ao “sítio” (área reservada ao cultivo de frutíferas) de uma das famílias locais.

Em seguida, teremos oportunidade de conhecer todo o processo de produção artesanal da farinha de mandioca, que é base da alimentação das populações amazônicas. Vivenciaremos desde o cuidado com a “roça” até o trabalho final na casa de farinha. Almoço regional (incluso) na comunidade e tempo de descanso.
À tarde, um delicioso banho de igarapé acompanhado de um banho de cheiro. Caminhada de volta ao porto e embarque às 15h30 para retorno à Belém.
Chegada em Belém às 16h30 e traslado ao hotel.
Tempo livre e jantar (não incluso)..
--------------------------------------------------------------------------

Dia 5: Belém/Ilha do Combu/Belém

Café da manhã. Às 8h30, saída do hotel para o porto em Belém, onde embarcaremos embarco regional fretado para a Ilha do Combu (navegação de 20 minutos até lá).
Ao longo dosrios da Amazônia, vivem os ribeirinhos - uma população tradicional não indígena,dependendo principalmente da pesca artesanal e do manejo florestal comunitário (produtos madeireiros e não-madeireiros).
São mais de 3 milhões de ribeirinhos na Amazônia.
A Ilha Combu é formalmente uma Área de Proteção Ambiental (APA), mas as comunidades tradicionais têm permissão para morar lá. Foi criada em 1997 com um tamanho de 1,5 milhectares.
Chegaremos à ilha Dona Nena, cuja área agroflorestal de 14 hectares produz cacau e frutas da Amazônia como o bacuri (Platonia insignis) e o cupuaçu (Theobroma grandiflora).Após nos apresentarmos e termos um café tradicional com ela (com diferentes produtos artesanais), teremos uma pequena trilha em sua propriedade com explicações informais sobre a biodiversidade local, a preservação das florestas e o uso sustentável da floresta.
No final da caminhada, haverá uma explicação e demonstração da produção artesanal de chocolate / cacau de Dona Nena. Ela vai contar a história desse chocolate, como ela aprendeu e como a família dela começou a fazer desse jeito. Os visitantes terão a chance de ajudá-la a fazer o chocolate.

De lá, almoçaremos (incluído) em um restaurante à beira do rio na Ilha Combu e teremos tempo para nadar e relaxar. Retorno a Belém e chegada ao hotelàs 15:00.
Tempo livre e jantar (não incluído).
--------------------------------------------------------------------------

Dia 6: Belém/Cidades de origem

Café da manhã e check out do hotel até 12h00.
Transfer ao aeroporto para retorno àscidades de origem.
Fim dos nossos serviços.
Obrigado! :)

©2024 ANDARILHO DA LUZ Todos os direitos reservados.
Reserve Aqui!
APARTAMENTO ESCOLHIDO:INDIVIDUALDUPLOTRIPLO