Assine nossa newsletter para saber de todas as nossas novidades!
Sexo: Já fez alguma viagem pela andarilho da luz? Como conheceu a Andarilho da Luz?
BUSCA
Destino
Destino
BrasilParque Nacional Serra da Capivara e Vinhos do Vale São Francisco - 16 a 24 de Julho 2020
Reserve Aqui!
Depoimentos reais
JOÃO PINTO
Saída em grupo Julho 2019
Vamos la, renovar minha viagem...

O LUGAR- IMPRESSIONANTE, como que um lugar, (à primeira vista) com tudo para ser inóspito, é tão pleno e cheio de vida (bastou apenas um olhar a mais).

- Do seco, foram aparecendo maravilhas... um verde denso, um óxido de ferro mostrado pelo guia, poeira rala, pedras, pedreiras, seixos florezinhas escondidas, Gameleiras, mocós, caminhos e trilhas e as pinturas rupestres emocionantes. 
Sim, emocionantes, porque não são, como parecem, rabiscos, as vi como mensagens que vêm de quando?... de onde?... de quem?... de como?... tratadas com respeito e busca.   
O conjunto impacta, vem de pronto... "QUE QUE É ISSO?"   
Privilégio, termo constante que me vinha por estar naquele lugar e com aquele Grupo.

- As histórias e as pessoas são caso à parte.  A simpática sabedoria disponível dos Guias tão diversos, a comunhão que foi acontecendo pelas caminhadas, Guias e Grupo se soltando,  na química,  mistura perfeita... sem falar  do choro incontido à vista da Dra. Niede? ... sem palavras.
- Destaco ainda, Sr. José, cheio de silêncio, segurança, firmeza, simpatia e mel, motorista e ônibus por todo o tempo do percurso.

HOSPEDAGEM SIMPLES, segura, funcional, limpa, confortável, bem cuidada, ótimo astral... com pássaros com cantos pelas manhãs... o pessoal, muito simpático e acolhedor,  me senti em casa.

OPERACIONAL- SEGURANÇA, LEVEZA E ALEGRIA. (como em outras caminhadas de que participei.)
- O conhecimento e a partilha de vocês. foi muito confortante, estavam juntos do Grupo, mas não misturados, o profissionalismo evidente, não invalidava a amizade, a proximidade na alegria na tomada de vinhos, espumantes e a direção dos compromissos, pois tudo ao seu tempo acontecia. 

A constante mobilização do Grupo, impedia dispersão e o sono à noite, era garantido. Dentre tantos Guias habilitados, aqueles três foram "escolhidos", com certeza.- Resumindo, Tudo foi muito intenso, voltei com carga de ganho muito grande, o que me pediu tempo para larga e longa digestão que ainda se faz em meus relatos a tantas pessoas que me perguntam que fui fazer no Piaui.

Abraço forte, carinho, meus agradecimentos.
SANDRA MARIA PIRES
Saída em grupo julho 2019
A jornada para a Serra da Capivara no Piauí foi surpreendente e acima das minhas expectativas.
Para começar estava indo sozinha, sem conhecer os colegas e sendo a última a chegar em Petrolina em plena madrugada. Somente dormi duas horas no hotel na primeira noite. 
O roteiro se iniciou com visita à Vinícola do espumante Rio Sol, pertencente a um grupo português. Ali ficou claro a quebra de paradigma sobre bons vinhos que devem ser feitos com vinhedos nos paralelos entre 30 e 35 graus.
A Rio Sol fica somente a 8 graus abaixo da linha do equador e os espumantes e vinhos degustados são excelentes. 
Então viajamos 340 Km entre Petrolina em Pernambuco, passando pela Bahia, até as cidades de Raimundo Nonato e Cel José Dias no Piauí. Chegamos a noite na Pousada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Estava muito cansada e aflita sobre as caminhadas que faria com o Grupo no dia seguinte. Será que daria conta? Era o meu pensamento. 
Então começou a minha jornada no tempo, a minha travessia e o conhecimento do Parque com suas pinturas rupestres de mais de 12 mil anos. 
Lembrei-me de Carlos Drummond de Andrade e seu famoso poema "No meio do caminho". "No meio do caminho tinha uma pedra" e estas pedras, as rochas que vi por toda a extensão do Parque eram especiais e únicas, pois continham histórias de povos primitivos com mais de 10 a 12 mil anos.
"Nunca me esquecerei deste acontecimento nas minhas retinas fatigadas. No meio do caminho tinha uma pedra..."
Figuras estáticas, agrestes e figuras em movimentos diversos expressando costumes e modo de vida de uma época muito distante. Os guias Marília, Jorlan e Luciano, treinados pela Dra Niède Guidon, foram excelentes profissionais. Muito atenciosos, bem informados, cuidadosos e muito afetivos. Fizeram tudo com muito amor. 
A equipe do Andarilho da Luz foi eficiente e eficaz. Todo o percurso e o roteiro, ambos foram elaborados com a maior qualidade. A logística foi perfeita. Marcus e Cirlene simpáticos e prestativos, atentos e presentes todo o tempo.Os membros do grupo apresentaram empatia conjunta desde o início. Muita alegria e divertimento juntos.
Novos companheiros e alguns amigos descobertos.Um dos momentos mais emocionantes foi o encontro com a arqueóloga e historiadora franco-brasileira responsável pela organização de todo o parque e de seus magníficos Museus (Museu da Natureza e o Museu do Homem). 
A Dra Niède Guidon nos recebeu atenciosamente e ficamos emocionados com este presente inusitado.O último dia na Pousada do Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí foi encerrado com forró e quadrilha. Muito requebrar e rodopiar e memórias da infância aflorando em todos.
A volta para Petrolina tranquila. Andar pela ponte, que separa Pernambuco e Bahia, em direção a Joazeiro foi divertido vendo o velho Chico correndo tranquilamente em direção ao Oceano. Retorno a Petrolina de barco.
A tarde fomos conhecer outra Vinícola, a Terranova pertencente ao grupo Miolo do RS. A visita guiada por um enólogo foi esclarecedora e a degustação dos vinhos e espumante mostrou que é possível fazer vinhos de excelente qualidade próximo à linha do equador. Visita muito boa!
Para finalizar esta magnífica aventura, um brinde com espumantes ao pôr-do-sol exuberante, diretamente da represa de Sobradinho na Bahia.
E nós viajantes e andarilhos retornamos ao nosso habitat felizes e introspectiva sobre está linda viagem.Agradeço a todos esta oportunidade de participar desta revigorante e bela viagem com os Andarilhos da Luz. 
OSVALDO BORGES
Saída em grupo julho 2019
Minhas impressões desta viagem foram muito agradáveis.
Realmente uma viagem prazerosa e divertida, tendo transcorrido num clima bastante harmonia e de respeito.
Ir à Serra da Capivara com aquele grupo é como se a viagem que não terminasse nunca...

Muito obrigado.
MARIA APARECIDA GUEDES TEIXEIRA
REVEILLON 2010
Gostaria sim de deixar aqui não um relato, mas um "sentir".

Vou inverter a ordem e iniciar pela conclusão: 
A nossa viagem para a Serra da Capivara - 28/12/2009 a 04/01/2010 -  foi surpreendente e harmoniosa.

Estas características são o que mais desejo para as minhas viagens.

Surpreendente, pois você ir para as caatingas do Piauí com clima semiárido e encontrar um "mar" de imenso verde e ainda podê-lo observar de mirantes naturais perfeitos. Andar por trilhas as mais variadas possível, estabelecer uma relação mágica com as pinturas rupestres na tentativa de interpretá-las. Não cabe outra expressão.

Harmoniosa, pois o grupo, talvez pelo fato de ser pequeno, estava totalmente afinado e entrosado.

Outro ponto de destaque, sem dúvida, cabe aos guias.

O guia local - Waltércio - excelente, sabe tudo e mais alguma coisa da região e tem uma interação contagiante com a natureza.

O Marcus Pavani, talvez desnecessário o comentário, mas farei. Além de desempenhar as obrigações afeitas a sua função, de nos dedicar atenção, de cuidar de nós, etc, etc, ainda imprime uma "alegria" na viagem que faz toda a diferença.

Aproveito a oportunidade para dizer: 

Obrigada Marcus, Waltércio, Cássia e D. Cecília pela convivência.

Obrigada Cirlene e Andarilho da Luz por me proporcionarem mais esta. 
SILVANA SIMÕES
24 a 31.07.2010
Conhecer a Serra da Capivara foi fascinante, enriquecedor, enfim, foi uma verdadeira viagem de conhecimento!

Pena tão poucos brasileiros terem acesso a esse lugar maravilhoso.


Gostaria de agradecer ao Andarilho da Luz pela oportunidade e parabenizar ao guia Waltércio, de São Raimundo Nonato, por nos deixar encantados com sua vasta cultura, sua dedicação
espetacular, paciência e simpatia ímpares!


Quem quiser explorar um Brasil diferente, repleto de cultura e beleza,deve ir à Serra da Capivara! 


Você não irá se arrepender!
DESERTO DE ATACAMA + SALAR DO UYUNI | Saídas Diárias 2020

11 dias | 10 noites

O Deserto de Atacama está localizado na região do Antofagasta, norte do Chile. Com cerca de 1500 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região.

Saiba mais 
FERNANDO DE NORONHA | Roteiro LIVRE

8 dias | 7 noites

Um dos mais belos lugares do planeta e no ponto mais avançado do território brasileiro no Oceano Atlântico.Fernando de Noronha constitui[...]

Saiba mais 
RESERVA MAMIRAUÁ| 9 dias | ESTAÇÃO SECA - Setembro a Março

9 Dias e 8 Noites

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma unidade de conservação estadual com uma extensão de 1.124.000 ha, situada entre os rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná, sendo a maior área de mata de várzea protegida do mundo.  [...]

Saiba mais 
CAPIVARI | Saídas diárias | 3 dias e 2 noites

3 dias | 2 noites

Desde 1999, a Andarilho da Luz realiza o programa de Turismo de Vilarejo em Capivari, Alto Jequitinhonha, entre as cidades do Serro e Diamantina. 

Saiba mais 
©2019 ANDARILHO DA LUZ Todos os direitos reservados.
Reserve Aqui!
APARTAMENTO ESCOLHIDO:INDIVIDUALDUPLOTRIPLO