Assine nossa newsletter para saber de todas as nossas novidades!
Sexo: Já fez alguma viagem pela andarilho da luz? Como conheceu a Andarilho da Luz?
BUSCA
Destino
Destino
InternacionalCARNAVAL 2021 | AÇORES - Escapadela ao Paraíso do Atlântico - 11 a 20.02.2021
Reserve Aqui!
Roteiro Detalhado

Este roteiro poderá sofrer alterações sem aviso prévio.

11.02.2021 (quinta-feira)
Dia 1: BRASIL | PORTUGAL (Lisboa)

Embarque com destino a cidade de Lisboa. 
Chegada prevista dia 12.02.2021.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

12.02.2021 (sexta-feira)
Dia 2: LISBOA | AÇORES (Ilha de São Miguel)

Embarque com destino a Ilha de São Miguel. 
Traslado privativo desde o aeroporto de Ponta Delgada até hotel em Furnas.
Tarde livre para desfrutar deste mágico local ou quem sabe relaxar nas piscinas quentes do hotel.
Furnas é uma freguesia da ilha de São Miguel. Localiza-se a este de Ponta Delgada.
As Furnas são muito conhecidas pelas suas águas termais, nomeadamente as caldeiras, a Poça da Beija e piscinas térmicas.
Além disso as Furnas são conhecidas pelo Parque Terra Nostra constituído por uma piscina natural de águas termais e um magnifico jardim botânico.
Também é nas Furnas que se encontra a Lagoa das Furnas. São também tradicionais os bolos e o curioso cozido onde os ingredientes são cozidos debaixo da terra sob o calor dos vulcões (a carne demora cerca de 5 a 6 horas e o bacalhau cerca de 3 a 4 horas). Este fato faz salientar um requintado sabor. 
Esta localidade possui uma das maiores e mais diversificadas coleções botânicas do arquipélago.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

13.02.2021 (sábado)
Dia 3: FURNAS | Cozido das Furnas e Lagoa das Furnas (9,5 km circular)
O cozido das Furnas é uma das delícias gastronômicas portuguesas. 
Apesar de ser possível comê-lo em vários restaurantes nas Furnas, a nossa opção é bem diferente.
Nós mesmos preparemos o nosso cozido e assim usufruir do verdadeiro espírito açoriano, acompanhado e orientado por um chefe de cozinha.
Após o café da manhã, iremos começar a preparação do nosso próprio cozido das Furnas, começando com uma deslocação até ao mercado e talho local, para fazer uma escolha dos ingredientes que compõem o cozido. Regressaremos ao hotel, onde faremos toda a confecção desta iguaria, apoiados pelo staff do hotel e, de seguida, seguiremos de carro até às furnas, onde iremos colocar as panelas/tachos a cozer nas caldeiras das furnas. Enquanto cozinha por 8 horas, aproveitaremos para conhecer a lagoa das furnas. Este percurso inicia e termina na Freguesia das Furnas e tem a duração aproximada de 3 horas (poderemos fazer outras caminhadas).
O percurso começa nas Três Bicas e passa por dentro da localidade até que se começa a subir por uma estrada asfaltada que dá acesso à Lagoa das Furnas. Chegaremos às Caldeiras da Lagoa cerca de 2,5 km após o início do percurso. Nessa área encontram-se frequentemente turistas a observar os habitantes locais que aproveitam a elevada temperatura do solo para fazerem "cozinhados tradicionais". Seguiremos a o percurso sempre junto à Margem da Lagoa, contornando-a através de um caminho de terra batida muito acessível.
Após caminhar cerca de 3 km encontraremos a Ermida Nossa Senhora das Vitórias, construída no século XIX em estilo Gótico.
No final da cozimento, levaremos as Panelas/Tachos de volta para o hotel, onde o cheff irá então fazer a apresentação do nosso trabalho, num jantar e prosa que se estenderá pela noite dentro, podendo ainda após o jantar, aproveitar as piscinas termais do hotel.
Pernoite em Furnas (hotel Boutique Thermal & Spa)
Alimentação incluída: café da manhã + picnic (lanche) + cozido das furnas
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

14.02.2021 (domingo)
Dia 4: Manhã: Faial da Terra – Salto do Prego - 4,5 km         
Tarde: Rota da Água - Janela do Inferno - 7,6 km

    Salto do Prego: ao longo da nossa caminhada encontraremos uma vegetação bem especial, onde predominam o Incenso (Pittosporum undulatum) e a Acácia (Acacia melanoxylon).
Ao longo do percurso existem vários pomares em ambas as margens da ribeira, pertencentes a pequenas explorações familiares.
Chegando ao Salto do Prego, tempo para banho e descanso.
No retorno de nossa caminhada passaremos pela Aldeia do Sanguinho. Nesta antiga aldeia em recuperação, irá encontrar casas típicas, pequenas quintas agrícolas e vários exemplares de Sanguinho (Frangula azorica), planta endêmica dos Açores que dá nome ao local.

Caminhando ao longo da margem da ribeira Seca chegaremos a Janela do Inferno – uma parede vertical, rica em nascentes e onde é possível observar uma cavidade, criada pela erosão da água. Na base existe um charco natural, onde é possível observar Tritões (Triturus cristatus) em várias fases do seu ciclo de vida (adultos, juvenis e larvas). Aproveite para apreciar a beleza deste lugar e retemperar as forças.
No retorno, passaremos pela margem da ribeira, atravessando uma série de imponentes aquedutos que serviam no passado a antiga Fábrica do Álcool da Lagoa e atualmente fazem o abastecimento público de água ao concelho. No final da área arborizada encontraremos um último túnel, que antigamente servia de aqueduto, com cerca de 50 m de comprimento.  Daqui o caminho passa pelo interior da freguesia dos Remédios até ao parque de merendas onde acaba o percurso. Neste local poderemos aproveitar para visitar a Casa da Água, um antigo posto de leite convertido num centro de apoio ao caminhante. 
Pernoite em Furnas (hotel Boutique Thermal & Spa)
Alimentação incluída: café da manhã + picnic (lanche)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

15.02.2021 (segunda-feira)
Dia 5: Rota da Tronqueira → 17 km 

Sendo um dos últimos e o mais extenso e importante núcleo de vegetação nativa em São Miguel, a Serra da Tronqueira possui um precioso conjunto de endemismos botânicos. Associados a estes podemos observar igualmente grande parte dos passeriformes endêmicos dos Açores que evoluíram, a par com a Floresta Laurissilva, sendo um deles o singular Priolo. Para além da sua importância em termos de conservação, esta zona brinda-nos continuamente com paisagens mistas de beleza e misticismo, para além de inúmeras perspectivas dignas de postal.
Dois exemplos magníficos são a contemplação do Pico da Vara, desde o Miradouro da Tronqueira, e a contrastante transição terra-mar, avistada do Pico Bartolomeu.

Sendo uma zona montanhosa e de condições climatéricas instáveis, a ocorrência de chuva é sempre uma possibilidade a ter em conta.
Iniciamos a visita de manhã cedo. Há fortes possibilidades de avistar priolos a poucos metros  (aves endêmica da ilha de São Miguel), à medida que estes levantam voo desde o solo. Seguindo viagem até ao Miradouro da Tronqueira possibilidade de avistarmos canários e tentilhões.
No Miradouro da Tronqueira pode ainda avistar pombos-torcazes em voo, enquanto aprecia a vista da Serra da Tronqueira e Pico da Vara.
Nesta local caminhamos um pouco ao longo da estrada e prestar atenção à vegetação peculiar dos Açores. Quase no fim da visita, deixando a estrada da Tronqueira pelo lado norte, poderemos descer até a bonita Vila de Nordeste ou subir diretamente ao Pico Bartolomeu, outra paragem obrigatória, caso a meteorologia o permita.
Aqui teremos mais uma oportunidade de uma vista panorâmica sobre grande parte da ilha.
A caminho do Pico Bartolomeu está o Centro Ambiental do Priolo, onde poderemos aprender mais sobre o priolo e a área que visitamos.

Como opção podemos também fazer:
• Trilho do Félix – Cascatas – Trilho Circular 5,5km
Começando na localidade de São Pedro, esta trilha leva-nos por entre floresta e cascatas naturais. 
Almoço: Sugestão Cantinho do Cais
Este restaurante serve uma Caldeirada/Sopa de Peixe maravilhosa que é servida de forma muito peculiar: os colaboradores da casa retiram todas as espinhas do peixe e servem-nos diretamente esta delícia local.  
Pernoite em Furnas (hotel Boutique Thermal & Spa)
Alimentação incluída: café da manhã + picnic (lanche)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

16.02.2021 (terça-feira)
Dia 6: Ponta Delgada | Observação de Baleias
Proporcionamos experiências únicas e inesquecíveis no Oásis de Vida Marinha do Arquipélago dos Açores.
Podem ser observadas 28 espécies diferentes, e 4 dessas espécies são residentes 
Descobrir a magnífica costa sul da ilha de São Miguel, observar golfinhos e baleias no seu habitat natural, degustar os sabores da nossa terra e visitar uma das principais vilas piscatórias da ilha: esta é a experiência que lhe propomos. A viagem será uma verdadeira expedição pois somos convidados, não só a conhecer o habitat natural dos magníficos cetáceos, como também a Freguesia da Ribeira Quente conhecida pelo peixe fresco e pela Praia do Fogo onde terão a oportunidade de tomar banho de mar.
No fim do percurso e dependendo das condições climáticas poderá haver surpresas!!
Pernoite em Ponta Delgada (hotel standard)
Alimentação incluída: café da manhã + picnic (lanche)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

17.02.2021 (quarta-feira)
Dia 7:  Ponta Delgada |Vista do Rei - Sete Cidades - 7,7 km
Este percurso começa no Miradouro da Vista do Rei, termina na freguesia das Sete Cidades e tem a duração total de cerca de 2 horas.
Iniciaremos pela vertente oeste da Cumeeira da Caldeira das Sete Cidades.
Nesta parte do percurso pode observar-se: do lado direito a Caldeira Seca e as Lagoas das Sete Cidades e do lado esquerdo a costa oeste da Ilha de São Miguel. Seguiremos por este caminho de terra batida, até chegar à estrada asfaltada que liga a freguesia dos Mosteiros à das Sete Cidades. 
O percurso percorre uma área classificada como Paisagem Protegida. 

Opção de Visita ao Chá Gorreana – Plantação, Fábrica e Museu 
Esta rota circular ao longo das plantações de chá, tem início no parque de estacionamento da fábrica de chá Gorreana.
Seu funcionamento é desde 1883 e é a mais antiga plantação de chá da Europa.
A planta usada – Camellia sinensis – para a produção de chá verde e preto, foi introduzida na ilha em 1750, transportada pelas naus que retornavam do Oriente.  Este caminho é utilizado na altura das colheitas pelos operários da fábrica. Já dentro da fábrica aproveite para descansar, saborear um chá e descobrir mais sobre a cultura do chá na ilha, através dos diferentes processos envolvidos na sua produção.
Pernoite em Ponta Delgada (hotel standard)
Alimentação incluída: café da manhã + 1 refeição (sem bebidas) 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

18.02.2021 (quinta-feira)
Dia 8:  ILHA DE SÃO MIGUEL | LISBOA 
Traslado para o aeroporto e embarque com destino a cidade de Lisboa. 
Traslado do aeroporto de Lisboa para o hotel.
Pernoite em Lisboa (hotel categoria superior).
Alimentação incluída: café da manhã 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

19.02.2021 (sexta-feira)
Dia 9:  LISBOA | Dia livre
Livre para descanso. 
Pernoite em Lisboa (hotel categoria superior).
Alimentação incluída: café da manhã 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

20.02.2021 (sábado)
Dia 10:  LISBOA | BRASIL 
Transfer para o aeroporto (incluso no programa).
Embarque para o Brasil. 
Fim dos nossos serviços. Muito obrigado (a)! 
E não esqueça de registrar suas experiências memoráveis. 

Este roteiro poderá sofrer alterações sem aviso prévio.

ROTA VICENTINA EM PORTUGAL | 1º a 15 de Maio 2021 - Temporada Primavera - EM GRUPO - 93km

15 dias e 14 noites

ROTA VICENTINA EM PORTUGALTemporada de Primavera - 93kmFlores silvestres, praias desertas e ondas do Atlântico enquadram a cena ao longo da rústica Rota Vicentina na região do Parque Natural Alentejano em Portugal. São [...]

Saiba mais 
SANTIAGO DE COMPOSTELA | Ponte de Lima a Santiago | 05 a 17 Outubro 2020 | Em GRUPO - 155km

13 dias | 12 noites

Peregrinar promove encontros: Consigo mesmo, com pessoas e com as diversas possibilidades de experiências e vivênci [...]

Saiba mais 
SANTIAGO DE COMPOSTELA | Ponte de Lima a Santiago | 05 a 17 Outubro 2020 | Em GRUPO - 155km

13 dias | 12 noites

Peregrinar promove encontros: Consigo mesmo, com pessoas e com as diversas possibilidades de experiências e vivênci [...]

Saiba mais 
PORTUGAL - Caminhos dos Xistos e Aldeias Históricas (15 a 26.10.2020)

12 dias e 11 noites

PORTUGAL - Caminhos dos Xistos e Aldeias HistóricasSão 27 as Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro entre Castelo Branco e Coimbra, num território de enorme beleza que oferece experiências únicas.Mas dizer s [...]

Saiba mais 
©2020 ANDARILHO DA LUZ Todos os direitos reservados.
Reserve Aqui!