Assine nossa newsletter para saber de todas as nossas novidades!
Sexo: Já fez alguma viagem pela andarilho da luz? Como conheceu a Andarilho da Luz?
BUSCA
Destino
Destino
Minas GeraisCuidando de Pessoas e do Ambiente
Reserve Aqui!
Covid 19 e Andarilho da LuzAndarilho da LuzPreço por pessoa: -Disponibilidade: Há Vagas
intensidade:

SELO AMBIENTES SAUDÁVEIS - Normativas

DAS GARANTIAS 
   O Selo Ambientes Saudáveis, assim como todo seu ordenamento, é parte de um amplo programa de estruturação de operações e segurança promovido pela Andarilho da Luz, empresa com 21 anos de experiência e reconhecimento. Todos os pontos relacionados neste documento passaram por revisões, consultorias e estão em conformidade com parâmetros indicados para o setor do turismo, além de seguirem metodologias estabelecidas por órgãos competentes do setor de saúde. 
   As garantias seguem um amplo diálogo entre a Andarilho da Luz e seus parceiros, sendo promovido de forma sensível, entendendo os meandros e as dificuldades de cada elo da cadeia de operacionalização de um turismo responsável.
Entendendo que ser um exemplo é um dos parâmetros mais importantes para sustentar nosso trabalho, nossa Empresa também garante seguir de forma régia e solidária todos os mesmos elementos indicados para seus parceiros, com total profissionalismo e respeito. 

FORMAÇÕES
Todos os parceiros receberão informações e formação complementares, via workshops de sensibilização, com conteúdos que abarcam:

- Orientações sobre os parâmetros, objetivos e possibilidades referentes à certificação pautada pelo Selo Ambientes Saudáveis.

- Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19, assim como demais reforços aos indicativos do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária, referente às doenças e seus determinantes de transmissão.

- Reforço específico às precauções básicas de prevenção e controle de infecção relativos ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo procedimentos de higienização das mãos, etiqueta respiratória e conduta social.

- Indicativos referentes ao autocuidado, incluindo noções específicas sobre os sintomas de infecção do coronavírus COVID-19, monitoramento de saúde e bem-estar de toda a equipe de trabalho do receptivo.

- Apresentação e reforço das diretrizes previstas em manuais de cuidados produzidos por órgãos competentes e reconhecidos, incluindo: Ministério da Saúde; Secretaria Estadual de Saúde; OMS e recomendações específicas para o Setor do Turismo.

- Reforço às orientações sobre necessidade, uso, descarte e manutenção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais). 

- Acompanhamento para revisão, estruturação ou complementação dos protocolos internos do Empreendimento.

- Diálogos sobre as responsabilidades compartilhadas e seguridade promovida pela conscientização coletiva das partes envolvidas nas operações turísticas (clientes, colaboradores, operadoras, receptivos e trabalhadores).

INFORMAÇÃO A TODOS OS CLIENTES
O Selo Ambientes Saudáveis garante que os Receptivos e demais Empreendimentos certificados, disponibilizem comunicados e informes claros, em todas as suas instalações para seus clientes, colaboradores, trabalhadores e parceiros que contenham as seguintes informações:

- Diretrizes sobre como cumprir as precauções básicas de prevenção e controle de infecção/contaminação relativos ao surto de coronavírus COVID-19, assim como outras enfermidades transmissíveis que possam vir a ser presentes nas localidades, com a dengue, por exemplo.

- Informativos específicos sobre: etiqueta respiratória, higienização das mãos e conduta social adequada.

- Protocolo interno de ação referente ao surto de coronavírus COVID-19.

NORMATIVAS PARA OS ESTABELECIMENTOS RECEPTIVOS
Todos os Empreendimentos que integrarem a Rede de certificados do Selo Ambientes Saudáveis estão comprometidos a providenciarem os seguintes itens: 

- Equipamentos de proteção individual em número suficiente para todos os trabalhadores.

- Equipamentos básicos de proteção individual disponível para os clientes (dentro da capacidade máxima revisada do local/estabelecimento).

- Estoque de materiais de limpeza de uso recomendado às suas dimensões, incluindo sabonetes assépticos, álcool gel/álcool 70 e lenços umedecidos de uso descartável.

- Solução asséptica, de preferência álcool 70, em pontos devidamente indicados nas áreas comuns, para uso de clientes, colaboradores, trabalhadores e parceiros.

- Locais para descarte de resíduos devidamente indicados, com abertura não manual e sacos plásticos.

- Avisos sobre telefones dos órgãos competentes para busca de orientações referentes ao contágio, tratamento e demais informações no caso de suspeita de doenças infecciosas.

- Nas instalações sanitárias deverá haver equipamento para higienização das mãos contendo sabão líquido e toalhetes de papel. 

O ESTABELECIMENTO TERÁ DE ASSEGURAR
O Selo Ambientes Saudáveis garante que todos os empreendimentos, estabelecimentos e parceiros deverão assegurar, conforme sua linha de atividades:

- Redução de capacidade máxima de alocação de pessoas do estabelecimento visando assegurar o distanciamento físico recomendado (2 metros) entre as pessoas dentro de suas instalações, preferindo, quando possível, estruturas externas (amplamente ventiladas) para atividades e, ou, demandas específicas.
- Lavagem e desinfecção reforçada, de acordo com o protocolo interno e definições da Vigilância Sanitária, de locais e superfícies de uso e circulação de clientes, colaboradores e trabalhadores. 

- A renovação de ar das salas e espaços fechados, de forma regular e devidamente controlada.

- Quando existentes, a desinfecção de piscinas, saunas, hidromassagens e demais equipamentos do seguimento, é promovida conforme normas técnicas definidas e asseguradas em protocolo interno.

-Para as áreas de alimentação, restaurante ou manipulação direta de alimentos, devem se atentar às diretrizes estipuladas pela Vigilância Sanitária, incluindo reforço da higienização dos utensílios, equipamentos, alimentos e superfícies. 

O PROTOCOLO DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO
Todos os Empreendimentos para serem certificados com o Selo Ambientes Saudáveis, devem garantir que seus protocolos internos, conforme linha de atividade, abarquem:

- A definição de cuidados específicos para troca de roupa de cama e limpeza nos quartos.

- Definições específicas sobre o trato de lavagem e higienização de itens como: roupa de cama, toalhas e demais itens afins.

- Diretrizes de limpeza de áreas comuns, assim como manutenção do estoque de itens para desinfecção e higienização das mesmas, em cadência reforçada.  

TRANSPORTES
O Selo Ambientes Saudáveis garante em seus protocolos de biossegurança que todos os parceiros que forneçam o serviço específico de traslado terrestre, ao serem certificados, estejam cientes e em conformidade com os indicativos promovidos por órgãos de saúde pública, regimentos da vigilância sanitária para o setor de transportes, além de reforço à segurança de clientes, parceiros e operadores, devendo fornecer: 

- Veículo que tenha sido desinfectado após cada uso, passando periodicamente por revisão aprofundada dos protocolos de biossegurança.

- Profissional capacitado dentro dos protocolos interno de biossegurança, estando apto a acionar devidas providências.

- Álcool de graduação 70, ou equivalente, além de lenços descartáveis, máscaras e material de limpeza conveniente. 

SOBRE AS CO-RESPONSABILIDADES:
Clientes

Em sua estrutura de normativas, visando uma maior segurança para toda a cadeia de operação, incluindo: clientes, fornecedores, operadores, transportes, receptivos e profissionais, o Selo Ambientes Saudáveis, como parte de uma lógica de trabalho seguro da Andarilho da Luz, promove um processo de conscientização também de nossos clientes, garantindo aos mesmos, e a todos os nossos parceiros: segurança, qualidade e respeito. Com isso, nossa certificação abrange também:

- Revisão do Contrato, adicionando cláusulas específicas relacionadas à segurança e saúde.

- Revisão do Termo de Responsabilidade, indicando no mesmo cláusulas específicas referentes à conscientização do cliente em relação à sua saúde.

- Intensificação de nossos cuidados referentes aos protocolos internos de biossegurança de nossa Empresa, além das garantias previstas no Selo Ambientes Saudáveis, no que tange aos nossos parceiros, fornecedores e profissionais.

- Intensificação de nossa comunicação sensível, incluindo contatos específicos sobre biossegurança, estando alinhados com os informativos disponibilizados por órgãos de saúde competentes e reconhecidos.

- Sensibilização, via comunicados e diálogos, para que nossos clientes estejam em conformidade constante com os protocolos de biossegurança estabelecidos para operações turísticas, sendo fornecido: informativos nos kits, além de outros comunicados via mídias digitais.  

A Operação Assegura
A estruturação do Selo Ambientes Saudáveis, assegura que em sua seleta rede de certificados,  incluindo receptivos, colaboradores e operadoras, há um processo de qualificação, constantemente acompanhado e revisado, visando garantir a co-responsabilidade dos membros, conferindo uma segurança retroalimentada para toda a cadeia. No caso, os responsáveis pelas operações garantem:

- A existência de profissional responsável por acionar os procedimentos pré-definidos em caso de suspeita de infecção. Este item abarca todas as etapas da cadeia de operação turística certificada pelo Selo Ambientes Saudáveis.

- A manutenção dos parâmetros de higiene, além da limpeza e desinfecção constantes dos ambientes de uso coletivo.

- A constante relação de acompanhamento, diálogo e informações junto com as esferas de prestação de serviços para a realização de operações turísticas.

- Respeito aos indicativos de distanciamento social, em locais aplicáveis;

- Redução de grupos, com no máximo 10 clientes, somados à equipe, garantindo distanciamento necessário em todas as etapas: contato, transporte, operação, hospedagem etc.

- Todos os profissionais envolvidos na cadeia de parceiros, receptivos e fornecedores diretos deverão realizar, assim que disponíveis para o público amplo, exames clínicos para atestar sua não contaminação pelo vírus da COVID-19, assim como demais enfermidades transmissíveis, seguindo as recomendações oficiais para coleta, interpretação e frequência. 

©2020 ANDARILHO DA LUZ Todos os direitos reservados.
Reserve Aqui!