Rua Irmã Celeste, 110 A - Praça Padre Julio Maria
Bairro Planalto - BH / MG - Brasil - CEP.: 31730-743
Telefone: 31-3494-2727

www.andarilhodaluz.com.br


INTRODUÇÃO

Minas Gerais

Caminho da Luz | Tombos a Alto Caparaó | 06 a 15.10.2017

Duração: 10 dias e 9 noites
Periodo: 26/06/2017 a 15/10/2017
Preço por pessoa: Parcelado em até 3 vezes
Disponibilidade: Há vagas

O Caminho da Luz, é uma senda de peregrinação com várias possibilidades (religiosa, reflexiva, ecológica, turística e esportiva) que, em meio às montanhas de Minas, passa pelas cidades de Tombos, Catuné, Água Santa, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quicé, Pedra Menina, Galileia, Boa Vista e Alto Caparaó, e termina no Pico da Bandeira, 3º ponto mais alto do país, considerada a montanha sagrada do Brasil, desde a época em que os índios percorriam essa rota. É considerado também Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

O trajeto percorrido depois por tropeiros, religiosos, pesquisadores e aventureiros em busca de ouro e terras férteis, guarda lendas e histórias que merecem ser conservadas, além de muitos encantos que se apresentam a cada quilômetro, presenteando quem caminha com momentos únicos. 

São aproximadamente 200km de um cenário perfeito para viver o desapego, a solidariedade, a superação e outros valores. Incrível como em 8 dias, essa distância é capaz de ensinar tantas coisas através da reflexão, das experiências e da convivência com pessoas de todos os lugares.

A Andarilho da Luz recomenda o Caminho da Luz também como forma de preparação para os seus programas dos Caminhos de Santiago de Compostela.

DESTINO DETALHADO

Roteiro Detalhado

BELO HORIZONTE ou cidade de origem | TOMBOS
06.10.2017 (sexta-feira)
1º dia: TRANSFER IN
Check-in em Tombos, no Hotel Serpa, onde serão feitas as inscrições e o credenciamento dos caminhantes. Será entregue o kit do caminho: Credencial do Caminho da Luz, a camisa Oficial, o guia informativo do Caminho da Luz e o cajado. 
A diária começa a partir do meio dia e nosso encontro será às 14h00 horas. 
É o primeiro pernoite em tombos. Sugerimos aos caminhantes que chegarem mais cedo nesse dia, que já o aproveitem para conhecer a Cachoeira de Tombos, marco inicial do Caminho da Luz.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

07.10.2017 (sábado)
2º dia: TOMBOS | CATUNÉ (24,7km)
Café da manhã no Hotel Serpa, em Tombos, e pé na estrada. 
O caminhante se desloca para a Cachoeira de Tombos, a quinta em volume de água do Brasil, e o marco inicial do Caminho da Luz. De lá, o destino é o distrito de Catuné. 
No caminho, o peregrino passa por Reservas Ambientais e conhece a centenária Fazenda Oliveira (1845). O caminhante adentra-se pela Mata do Banco (trecho pesado, devido ao acumulo de barro na época das águas), onde os verdes campos perdem-se de vista e, quase chegando a Catuné, o destino final do dia, ele sente a magia em conhecer a Gruta Santa (subida forte, pelo trilho no pasto), local de grande mistério para a ciência e para os religiosos. 
Catuné, o segundo lugar de pernoite, é feito em casas de família, credenciadas pela Rastro de Luz, e abertas ao caminhante, através de uma parceria da ABRALUZ, AMALUZ e Rastro de Luz.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08.10.2017 (domingo)
3º dia: CATUNÉ | PEDRA DOURADA (19,25km) 
Café da manhã nas casas em Catuné.
O destino hoje é a pacata cidade de Pedra Dourada.
Logo nos primeiros quilômetros, conhecemos o Balneário da Comunidade da Igrejinha, onde existe um Santuário de Nossa Senhora Aparecida. 
Dali o caminhante segue para Água Santa, passando pelo morro do “Lombo do Burro” (subida forte, de aproximadamente 2,5 km), emudecido pela vastidão do Vale do Silêncio.
Em Água Santa, do alto da montanha que abriga o Santuário da comunidade, é possível avistar todo o vale e beber da água que jorra de dentro da pedra. 
Continuando a peregrinação, o caminhante ruma para o Alto da Jacutinga (novamente um subida forte, de aproximadamente 4,3 km, a aproximadamente 1.058m de altura), onde andorinhas,sabiás canários, bem-te-vis, e uma enorme diversidade de outros pássaros saúdam o caminhante com seus cantos. 
Inicia-se a descida à Pedra Dourada, o terceiro local de pernoite.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09.10.2017 (segunda-feira)
4º dia: PEDRA DOURADA | FARIA LEMOS (25,2km)
Café da manhã na pousada/hotel, uma despedida com gostinho de quero mais, e de volta à estrada. Logo à frente está a Pedra do Lagarto, onde, segundo a lenda, um velho índio entoava cânticos de louvor à natureza, concentrando uma força energética que atraía os nativos para a base da pedra. Acompanhado pelas antigas árvores centenárias, o caminhante ruma a Faria Lemos, uma das menores cidades de Minas, e o quarto local de pernoite.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10.10.2017 (terça-feira)
5º dia: FARIA LEMOS | CARANGOLA (20,85km)
Café da manhã no hotel/casas. 
Hoje, o caminho leva à centenária Carangola, a maior cidade da região, conhecida pelos antigos como “Princesinha da Zona da Mata”. 
Logo ao sair de Faria Lemos, o caminhante passa pelo Córrego do Inhame, seguindo até a Fazenda das Palmeiras, de expressiva importância no mercado mineiro de produção de cachaça. Continuando a jornada, inicia-se a subida da Serra dos Cristais, assim denominada devido à abundância de tais pedras no leito da estrada. 
Do alto, é possível avistar Tombos, Catuné, Pedra Dourada, Carangola e um trecho da Serra de Caiana, que será percorrido no dia seguinte. 
Acompanhando o leito do Rio Carangola, o caminhante chega a Carangola, o quinto local de pernoite.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11.10.2017 (quarta-feira)
6º dia: CARANGOLA | CAIANA (25,5km
Café da manhã no hotel, energias renovadas, e pé no caminho. 
Apesar da beleza de todo o Caminho da Luz, muitos chegam a dizer que este é um dos mais belos trechos, passando pela antiga Estrada de Ferro Leopoldina. 
No caminho, o peregrino entra na Parada General, e se desloca até a Estação de Ernestina, com varias nascentes, antigas construções da Estrada de Ferro, túnel de pedra, mono carvoeiros, sem falar nas paredes de bromélias, samambaias e avencas. 
Chega-se a Caiana, uma cidade que concentra grande energia gerada pela diversidade de minérios ali existentes em suas minas de cristais, mica e pedras semipreciosas. 
É o sexto local de pernoite.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12.10.2017 (quinta-feira)
7º dia:
 CAIANA | ESPERA FELIZ | GALILEIA (27,3km)
Café da manhã no Hotel, e ao deixar Caiana, a pouco mais de uma hora de caminhada, chega-se a Espera Feliz, conhecida como “Cidade das Flores” ou “Terra Fria”. 
A credencial deverá ser carimbada no “HOTEL PICO DA BANDEIRA”. 
Saindo de 748 metros de altura, para os 814 metros de Caparaó, cidade cafeeira, com relevante destaque no mercado mundial de café, conhecido como o “Café das Montanhas de Minas”. 
Nesse trecho, o caminhante passa pela comunidade de Quicé, que possui uma pequena fábrica de doce de leite e outra de iogurte, avistando à frente a Pedra Menina. 
Caparaó possui também um povo hospitaleiro, belas montanhas e uma rampa de vôo livre.
Logo após o Pontilhão de Ferro, o Caminhante entrará a direito com destino a Comunidade da Galiléia, fazendo por ali a rota que os índios faziam para chegar a Montanha Sagrada do Brasil, o Pico da Bandeira. 
É o sétimo local de pernoite, que será em Casas de Família na Comunidade da Galiléia (Caparaó).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13.10.2017 (sexta-feira)
8º dia - GALILEIA | BOA VISTA | ALTO CAPARAÓ (13,2km
Café da manhã nas casas, e pé na estrada. 
Inicia-se a caminhada, passando pela Comunidade da Boa Vista, no entorno do Parque Nacional do Caparaó, saindo dos 814m de altura para os 997m de Alto Caparaó, cidade ao pé do Pico da Bandeira. 
Este é o último local de pernoite, que será na Pousada Serra Azul, onde o caminhante receberá o carimbo em sua credencial.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

14.10.2017 (sábado)
9º dia - ALTO CAPARAÓ | PICO DA BANDEIRA (15km
Café da manhã na pousada. 
Depois de sete dias de peregrinação, o caminhante parte para conquistar o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil e o primeiro mais alto acessível. 
Os jipeiros se encarregam da condução do caminhante pelo Parque Nacional do Caparaó até a tronqueira, último lugar acessível a veículo motorizado, mas há quem opte em subir este trecho a pé. Da tronqueira à Casa de Pedra são 3,7km de caminhada forte, passando pelo Vale Encantado e pelo Rancho dos Cabritos. 
Na Casa de Pedra, o caminhante faz uma pequena pausa para descanso e tem uma bela visão do Pico do Cristal, que fica ao lado do Pico da Bandeira. 
Depois de alguns minutos de descanso, a partida para o último trecho. 
São 3,8km até o alto do pico, passando pela Cruz do Crioulo e por vales estonteantes. 
A CONQUISTA – uma enorme força toma conta de todo o ser; corpo e mente se unem em um só; êxtase completo. 
Fôlego recuperado e paisagens registradas, o caminhante inicia a descida. 
De volta à cidade de Alto Caparaó, o caminhante se dirige à Pousada Serra Azul, onde receberá o último carimbo da credencial e seu Certificado de Caminhante da Luz, e fará o ultimo pernoite.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALTO CAPARAÓ | BELO HORIZONTE ou Cidade de Destino
15.10.2017 (domingo)
10º dia - TRANSFER OUT 
Café da manhã a partir das 08h00.
Os serviços contratados terminam logo após o café da manhã.
Quem desejar pode aproveitar o dia em Alto Caparaó para descanso, visitando suas cachoeiras, fazendas cafeeiras, entre outros atrativos interessantes.
Retorno a Belo Horizonte ou cidade de destino.

Fim dos nossos serviços. Boa Viagem!

INCLUI

Programa Inclui

• Credencial do Caminho da Luz;
• Guia impresso;
• Cajado;
• Camisa Oficial do Caminho da Luz;
• Certificado;
• Carro de apoio;
• Transporte da mochila cargueira todos os dias;
• Traslado em veículo 4x4 pousada-tronqueira-pousada (Pico da Bandeira);
• Lanche de trilha todos os dias;
• Condutor do Caminho da Luz;
• Condutor de montanha local – Pico da Bandeira;
• 9 pernoites com café da manhã;
• 8 refeições;
• Taxa de entrada no Parque Nacional do Caparaó;
• Seguro Assistência em Viagem;


PROGRAMA NÃO INCLUI
• Transporte Belo Horizonte | Tombos - Alto Caparaó | Belo Horizonte*;
• Bebidas, atividades opcionais e outras despesas;
• Passeios extras não descritos no roteiro;
• Tudo não citado como incluídos no pacote.

*Transporte BH | Caparaó | BH
A empresa é a Pássaro Verde.
Horários de saída de BH: 08h15 e 22h30. 
Devem comprar o trecho BH x Carangola. Tempo médio de viagem é de 07 horas.
De Carangola à Tombos são 25km, e tem ônibus com muita frequência. 
Para retorno a BH, seria por Manhumirim, que está a 20km de Alto Caparaó, e tem ônibus com bastante frequência. 
De Manhumirim a BH tem ônibus às 07h00 e às 22h30, com a mesma duração, aproximadamente 07 horas de viagem.

VALORES E PAGAMENTOS

Valores e Pagamentos

PREÇO POR PESSOA

VALOR: R$ 2.080,00 por pessoa. 

 Pagamento à vista: 5% desconto.
  Parcelamento: em até 3 vezes (entrada + 2 parcelas com cheques pré-datados).
   - A última parcela deverá ser para o mês de Outubro de 2017.

 • Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso.
 
    CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

      • Mediante assinatura de Contrato de Viagem.
 


Valores do trecho:



Observações:



Formas de pagamento:

INFORMAÇÕES

Informações Importantes

• Após a efetivação da reserva, o caminhante receberá o Day by Day da caminhada, dicas para caminhantes iniciantes e orientações do que levar;

• Grupo mínimo de 05 e máximo 20 participantes (caso a organização tenha necessidade o grupo pode ser aumentado de acordo com a capacidade de carga do Caminho da Luz);

• O Caminho da Luz é auto guiado. Durante o percurso placas de sinalização, setas amarelas e marcações em cercas, orientam os caminhantes na direção a seguir;

• A diária do pernoite de Tombos tem início a partir do meio dia, portanto o caminhante que chega de madrugada, ou antes, desse horário terá a opção de acrescer uma diária a mais no pacote ou esperar até à hora estabelecida para entrar no quarto;

• Todos os pernoites serão feitos coletivamente, pois estaremos ocupando todas as vagas que os pontos de pernoites podem nos oferecer, lembrando que, trabalhamos sempre com bom senso, não colocaremos homens com mulheres e os casais ficarão em quartos individuais;

• Nos locais onde houver mais vagas, os caminhantes poderão optar em pernoitar em apartamentos individuais, dependendo da disponibilidade de vagas, pagando diretamente ao hotel, a diferença entre o pacote contratado e a troca efetuada;

• Em Catuné, Faria Lemos (caso tenha necessidade) e na Galiléia, os pernoites serão feitos em casas de família, que abrigam os caminhantes ao longo do ano. 
Não há pousada e nem hotel nestes locais (quem já fez o Caminho da Luz, guarda uma experiência impar destes pernoites);

• Os jantares e os cafés da manhã serão coletivos, para maior interatividade e troca de culturas, entre caminhantes e moradores;

• Chegaremos em Alto Caparaó, fazendo lá 2 pernoites, uma que antecede a subida ao Pico da Bandeira e outro após a descida;

• No dia da subida o café da manhã será servido às 06h30, e a partir de 06h50, os jipes, que nos levarão até a tronqueira do Pico da Bandeira, já estarão estacionados na porta da pousada, bem como o guia do Parque Nacional do Caparaó que os acompanhará na subida;

• Todos os dias haverá carro para transporte das mochilas cargueiras;

• Carro de apoio localizado em pontos estratégicos, com suco, água, frutas e lanche. ATENÇÃO: O carro de apoio não acompanha o grupo durante o trajeto, apenas para em pontos específicos;

• Na subida ao Pico da Bandeira o condutor de montanha acompanhará o grupo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CARRO DE APOIO
• O carro está a disposição somente para o transporte de mochilas e serviço de lanche ao caminhante. Qualquer tipo de carona é mera cortesia dos seus responsáveis. 

• O horário contratado diariamente encerra-se ao entregar as mochilas no próximo local de pernoite. O carro de apoio encerra as atividades no oitavo dia (Alto Caparaó) as 12h00. 

• O lanche do nono dia (subida do pico da bandeira) será entregue ao responsável da pousada no oitavo dia e deverá ser retirado pelo caminhante após o café da manhã. 

• Casos de urgência ou impossibilidade de continuar a caminhada, deverá ser comunicada ao monitor que providenciará a melhor condição para locomoção do caminhante.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ACOMODAÇÕES
O valor do pacote básico inclui apenas acomodações coletivas e simples. 
Caso o caminhante opte por acomodações individuais ou serviços extras, poderemos orçar um pacote personalizado para cada necessidade e de acordo com a disponibilidade de vagas nas hospedagens do caminho.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALGUNS SERVIÇOS QUE PODEM SER DISPONIBILIZADOS
• Serviço de taxi;
• Acomodação individual;
• Alimentação diferenciada (dietas especiais).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOBRE AS REFEIÇÕES
Café da manhã:

• Café;
• Leite;
• Pão com manteiga;
• Fruta de época da região;
• Bolo;
• Suco;
• Água.

Jantar (comida típica da região, geralmente formada por):
• Arroz;
• Feijão;
• Macarrão;
• Carnes;
• Legumes;
• Salada;
• Sobremesa simples ou fruta de época da região;
• Suco;
• Água.

Refrigerantes e cervejas serão cobrados individualmente à parte, pelo local de serviço.
Qualquer outro serviço é mera liberalidade do local de pernoite ou da equipe que acompanha o caminhante.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Política de Cancelamento
Cancelamento de viagem a menos de uma semana do início ou abandono da caminhada/pedalada, dentro da rota:
Coletiva - Grupos:
• Em caso de grupos, o cliente utilizará as diárias perdidas em um dos grupos seguintes confirmados;
• Este crédito é valido apenas para as saídas dentro do mesmo ano do pacote ora contratado;
• Caso o cliente não utilize o crédito dentro do prazo máximo determinado, este perderá o direito de utilizá-las.
• Será cobrada uma taxa de 10% sobre o pacote, referente à remarcação das novas reservas e serviços contratados;
• Este valor é intransferível;
• Nos grupos o sinal depositado obedecerá as regras de cancelamento da Embratur.
• Caso a coletiva seja cancelada, o valor pago será restituído integralmente.

PRAZOS E NORMAS DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a devolução será feita conforme condições abaixo:
O valor em percentual a ser restituído será de: 
• Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total; 
• Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total; 
• Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total; 
• Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

IMPORTANTE: A operadora tem o prazo de até 30 dias para ressarcimento do valor a ser devolvido ao cliente, obedecidos aos procedimentos supramencionados.