Rua Irmã Celeste, 110 A - Praça Padre Julio Maria
Bairro Planalto - BH / MG - Brasil - CEP.: 31730-743
Telefone: 31-3494-2727

www.andarilhodaluz.com.br


INTRODUÇÃO

Internacional

DESERTO DE ATACAMA + SALAR DO UYUNI | Réveillon 2019 em GRUPO | 29.12.2018 a 08.01.2019

Duração: 11 dias | 10 noites
Periodo: 11/07/2017 a 07/01/2019
Preço por pessoa: Consulte-nos sobre parcelamento
Disponibilidade: Há vagas

O Deserto de Atacama está localizado na região do Antofagasta, norte do Chile. Com cerca de 1500km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região.

Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro de Atacama que tem pouco mais de 2500 habitantes e está a 2.420 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro. 

O Deserto de Atacama é ideal para prática do trekking, montanhismo, off-road e mountain bike. Além de salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e cânions de água cristalina. 

Neste roteiro teremos 4 dias no Salar de Uyuni, na Bolívia. 
É a maior planície salgada do mundo e um dos mais bonitos do mundo com 12 mil km². 
A superfície é coberta por uma média de 70 centímetros de sal branco. Após as chuvas, o salar fica coberto por uma fina camada de água que funciona como um espelho e reflete o céu sempre azul. 

Venha vivenciar este fantástico roteiro, onde a natureza nos presenteia com paisagens e ecossistemas únicos no nosso planeta!

Atrativos Visitados:
Salar de Atacama | Toconao | Vale de Jeré | Miscanti e Meñiques |Laguna Cejar | Salar de Tebinquinche |Tour Arqueológico | Valle de la Luna e de la Muerte | Salar de Uyuni

DESTINO DETALHADO

Roteiro Detalhado

29.12.2018 | sábado
1º dia: SÃO PAULO | SANTIAGO DO CHILE | CALAMA
Embarque com destino a Calama, conexão prevista em Santiago do Chile. 
No aeroporto de Calama haverá um transfer para a cidade de San Pedro de Atacama -100km
Aproveite a paisagem e veja as cores do deserto. 
Hospedagem em hotel. Noite livre.

Importante
voo de São Paulo para Santiago do Chile às 01:50. 
Cliente viajando de outras cidades será necessário embarque para São Paulo no dia 28.12.2018 (sexta-feira).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30.12.2018 |domingo
2º ao 5º dia (30.12.2018 a 03.01.2019): SAN PEDRO DE ATACAMA
O roteiro está sujeito a mudanças na programação por motivos de logística, segurança e condições climáticas. A sequência dia-a-dia de atrativos citados, será agendada pelo operador local.

VALLE DE LA LUNA E DE LA MUERTE (tour de meio dia)
A tarde, em horário determinado pelo operador local, visita ao Valle de la Luna, Valle de la Muerte e Cordillera de Sal. 
Durante o tour realizaremos curtas caminhadas, finalizando o dia contemplando na Grand Duna o por do sol e a mudança das cores da cordilheira. 

TOUR ARQUEOLÓGICO | LAGUNA CEJAR | SALAR DE TEBINQUINCHE (tour de dia inteiro)
Pela manhã, iniciaremos o tour Arqueológico visitando a Pukara de Quitor, uma construção atacamenha do século XII construída na encosta da uma montanha. 
Do alto da colina há um mirante com uma belíssima paisagem de toda a cidade e do Salar de Atacama. 
Retorno à cidade e almoço (não incluído no pacote).

Na parte da tarde, sairemos em direção ao Salar de Atacama. Através de estradas por dentro do salar chegaremos à Laguna Cejar. 
Sua coloração é de um intenso verde esmeralda, com bordas cristalizadas de sal. É possível nadar e apreciar o efeito gravitacional da alta concentração de sal na água, onde o corpo flutua facilmente. Uma vivência muito especial!

Continuando por este caminho se encontram os “Ojos de Tebinquinche”, que são pequenos poços de águas semi-salobres e logo a frente a Laguna Tebinquinche. Suas águas dependem do degelo e das chuvas do ano. Se podem ver alguns flamingos e variedades de aves. Se destaca por ter uma crosta de sal dura, resistente e tão branca como a neve. 
Retorno ao hotel no final da tarde.

SALAR DE ATACAMA | LAGUNAS MISCANTI E MEÑIQUES | TOCONAO | VALE DO JERÉ (tour de dia inteiro)
Após o café da manhã, sairemos em direção ao Salar de Atacama, uma planície com quase 100km de extensão coberta de sal. Seguiremos por uma estrada pavimentada com sal e visitaremos a Laguna Chaxas. Ali poderemos observar de perto cristais de sal, afloramentos de água e uma rica fauna composta de flamingos e dezenas de outros pássaros. 
Continuando o passeio, seguiremos em direção ao alto da cordilheira dos Andes, a 4.300 metros de altura, onde chegaremos às belíssimas lagoas, conhecidas como Miscanti e Meñiques, cercadas por vulcões inativos.

No retorno das lagunas Altiplânicas, teremos um almoço (incluso no pacote) na Vila de Socaire, que ainda tem em seu entorno os terraços pré-incas de cultivo de Quinoa.
Em seguida, visitaremos a pequena vila de Toconao, toda construída em pedra vulcânica (liparita), com sua igreja e torre típicas. 
Toconao está no localizada no Vale ou Quebrada de Jeré, a 38km de San Pedro de Atacama e 2485m de altitude, possuindo um micro clima especial. 

TERMAS DE PURITAMA (tour de meio dia)
Em horário determinado iremos em direção as Termas de Puritama, passando pelo povoado de Machuca, Laguna Chica, Vale de Rocas e Vale de Cactus.
Termas de Puritama em língua nativa significa “puri” (água) “tama” (quente). 
Localizadas a 30km ao norte de San Pedro em um belo cânion, estas piscinas termais são uma experiência inesquecível em pleno deserto. A temperatura das águas é de 25 a 30 graus e possui propriedades curativas para reumatismo e dores musculares. Essa região era visitada pelos nativos desde a época dos incas. 
Possui infra estrutura como passarelas de madeira, sanitários e vestiários. 
Retorno a San Pedro do Atacama.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

04.01.2019 | sexta-feira
6º dia: SAN PEDRO DE ATACAMA | CIDADE DE UYUNI
Importante: durante a Expedição ao Salar de Uyuni, poderá haver alterações dos passeios de acordo com as condições climáticas e/ou operacionais.

Após o café da manhã subiremos a Cordilheira dos Andes em estrada asfaltada até a fronteira do Chile com a Bolívia, distante 45km de San Pedro do Atacama, a 4400 metros de altitude.
A paisagem é maravilhosa, cercada de vulcões e uma bela panorâmica do Salar de Atacama.

Já em território boliviano, utilizaremos em um Jipe Toyota boliviana para seguir pelos altiplanos Andinos, em estrada de terra até a cidade de Uyuni.
Este caminho já é um roteiro fantástico! Paisagens únicas, marcadas por uma indescritível variedade de cores e ambientes do deserto.
Continuamos a nossa trajetória passando pelo Paso del Condor até chegar ao Deserto de Dali, uma região de interessantes formações rochosas.

Almoço típico no Refugio de Polques, onde teremos a oportunidade de desfrutar em suas deliciosas águas termais.
Após o almoço, seguiremos então aos Gêiseres Sol de Mañana e os Gêiseres de Barro, onde predomina uma grande quantidade de cores pela ocorrência dos minerais que aqui se concentram. 
Neste percurso, visitaremos também a Laguna Colorada, lugar de maior concentração de flamingos do mundo. Esta lagoa tem uma coloração avermelhada, devido à alta concentração de microalgas ricas em betacaroteno.

Seguimos em direção à cidade de Uyuni, passando por vários povoados andinos.
Check-in no hotel em Uyuni.
Noite livre para jantar e trocar dólares, reais ou pesos chilenos, por pesos bolivianos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

05.01.2019 | sábado
7º dia: SALAR DE UYUNI | HOTEL DE SAL
Saída após o café da manhã seguiremos em direção ao povoado de Colchani, entrada principal do Salar de Uyuni.
Visita à fábrica de sal comestível e ao povoado. 

De volta ao nosso veículo, entraremos daí para frente no maior Salar do mundo, o Uyuni.
Iniciaremos nossa visita às áreas de extração de sal, observando pequenos aglomerados feitos pelos trabalhadores locais. 
Passearemos pelo Salar do Uyuni, com possibilidades variadas de atrativos de acordo com a época do ano visitada. Uma brincadeira comum entre os visitantes são as poses fotográficas, aproveitando os efeitos de ilusão óptica. Basta dar asas à sua imaginação!

A Isla Incahuasi, por exemplo, é um lugar que contem milhares de cactus gigantes. Momento para curtir uma paisagem com panorâmica de 360° maravilhosa do salar.
No final da tarde contemplaremos um fantástico por do sol no salar.
Uma sensação única!
Pernoite no hotel de sal.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

06.01.2019 | domingo
8º dia: HOTEL DE SAL | QUETENA 

Após o café da manhã, seguiremos em direção à Quetena, povoado localizado no altiplanico boliviano. De acordo com a época do ano, passaremos pelas Lagunas Collpa, Edionda e Alto Andina, para em seguida, visitarmos a incrível Arbol de Piedra (árvore de pedra), uma magnífica formação rochosa.
Desceremos então, por um incrível cânion e chegaremos a Quetena, onde passaremos a noite.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

07.01.2019 | segunda-feira
9º dia: QUETENA | SAN PEDRO DE ATACAMA
Após o café da manhã e visita ao povoado de Quetena seguiremos em seguida em direção a San Pedro de Atacama. Passaremos pelos povoados de Colcha K, San Juan, Salar de Chiguana e pelas Lagunas Collpa e à Laguna Edionda. Passaremos pelo Salar de Chilviri e pelo Refúgio de Polques.
Próximo a divisa Bolívia/Chile, visitaremos à Laguna Verde e Blanca, de onde teremos uma vista linda do majestoso vulcão Licancabur. 
Chegada a San Pedro de Atacama e check-in no hotel.
Noite livre. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08.01.2019 | terça-feira
10º dia: SAN PEDRO DE ATACAMA | Dia livre
Dia livre para descanso ou atividades opcionais. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09.01.2019 | quarta-feira
11º dia: SAN PEDRO DE ATACAMA | CALAMA | SANTIAGO DO CHILE | BRASIL
Transfer em horário determinado para o aeroporto de Calama.
Embarque para Brasil, para conexões aos destinos dos viajantes.
Fim de nossos serviços. Obrigado! 

Importante: cliente viajando para outras cidades será necessário emissão de trecho aereo complementar.

INCLUI

Programa Inclui

SAN PEDRO DE ATACAMA 
• Transfer in/out - aeroporto | hotel | aeroporto (Calama | San Pedro de Atacama | Calama);
• Traslado San Pedro de Atacama | Salar de Uyuni | San Pedro de Atacama;
• 7 pernoites em San Pedro de Atacama hotel escolhido - com café da manhã;
• Tour no Valle de la Luna, de la Muerte e Cordillera de Sal;
• Tour Arqueológico, Laguna Cejar, Salar de Tebinquinche;
• Tour Salar de Atacama com Laguna Chaxa;
• Tour Lagunas Altiplânica Miscanti e Meñiques (com almoço na Vila de Socaire);
• Tour Termas de Puritama;
• Guias locais falando em Espanhol.

SALAR DE UYUNI
• 4 dias de viagem ao Salar de Uyuni (veja descritivo do roteiro);
• 3 pernoites no Uyuni:
  - 2 noites em Hotel na cidade de Uyuni;
  - 1 noite em Hotel de Sal.
• Pensão completa – café da manhã, almoço, jantar; 
• Guias locais falando em Espanhol.

GERAL
• Assistência no Brasil por telefone;
• Seguro de Assistência em Viagem - América do Sul;
• Kit Exclusivo Andarilho da Luz.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NÃO INCLUI
• Passagem aérea (solicite a cotação e reserva);
• Todas as refeições não mencionadas no roteiro;
• Passeios opcionais;
• Ingressos dos atrativos visitados em San Pedro de Atacama (ver valores abaixo);
• Ingressos dos atrativos visitados do Salar do Uyuni (Aproximadamente U$ 100.00);
• Gastos pessoais como telefonemas, lavanderia, entradas em boates, bebidas, etc.;
• Tarifas para envio de vouchers e kit de viagem por Sedex ou motoqueiro;
• Gorjetas;
• Tudo não citado como inclui.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VALORES DAS TAXAS DOS ATRATIVOS | San Pedro de Atacama 
Museu Le Paige: US$ 5.
Tour Arqueológico: US$10.
Vale de La Luna: US$ 6.
Laguna Cejar: US$ 60.
Laguna Chaxa: US$ 10.
Laguna Tebinquinche: US$ 5.
Lagunas Miscanti e Meñiques: US$ 6.
Termas de Puritama: US$ 24.

Importante: os valores poderão sofrer alteração sem aviso prévio.

VALORES E PAGAMENTOS

Valores e Pagamentos

PARTE TERRESTRE | Preço por pessoa (em dólar)

 Roteiro Réveillon 2019 | 11 dias

• Tarifas para saída com mínimo de 2 pessoas;

• Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso;
 
 HOTEIS + SERVIÇOS 
 San Pedro de Atacama: hotel STANDARD

 Salar do Uyuni: hotel de sal + hotel  standard
 

 Individual: U$ 3.670

 Duplo (por pessoa):  U$ 3.200
 
 
 San Pedro de Atacama: hotel SUPERIOR
 
Salar do Uyuni: hotel de sal + hotel  standard
 
Individual: U$ 4.180

Duplo (por pessoa):  U$ 3.620
 
PARTE AEREA COMPLETA

Consulte-nos!
Tarifa informada no momento de sua reserva.
 
FORMAS DE PAGAMENTO

PARTE TERRESTRE 

 A vista: desconto de 5%.

 Parcelamento: até 8 vezes sem juros, sendo: 30% de entrada + parcelas com cheques pré-datados.

  * Até 3 meses antes de sua viagem, o parcelamento não poderá exceder a 4 vezes.

Importante: no fechamento da parte terrestre será adicionado 6,38% IRRF – valor para remessas internacionais para pagamentos de viagens de turismo, regulamentado pelo governo brasileiro no dia 02.03.2016.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARTE AÉREA

• A vista ou parcelado nos cartões de crédito Visa e Mastercard.
 


Valores do trecho:



Observações:



Formas de pagamento:

INFORMAÇÕES

Informações Importantes

GERAL
• Reserva confirmada mediante assinatura do contrato de viagem.
• Devido a grande procura para este destino, existe a necessidade de efetuar as reservas com muita antecedência. Por esse motivo, não poderemos garantir a disponibilidades de vagas após as datas estabelecidas. 
• As reservas estão sujeitas a confirmação quanto à disponibilidade de vagas com a operadora local.
• Os roteiros estão sujeitos a mudanças na programação por motivos de logística, segurança e condições climáticas.
• Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio.
• Saídas de Belo Horizonte do Aeroporto de Confins.
• Acompanhante (Tour Conductor) da Andarilho da Luz saindo de Belo Horizonte, com grupo mínimo de 15 pessoas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SALAR DO UYUNI 
O Tour ao Salar do Uyuni percorre grande parte do seu trajeto por estradas de terra em altitudes que variam entre 3.600 e 4.400 metros. São utilizados veículos 4x4 com capacidade para 4 pessoas. A distância de San Pedro de Atacama até a cidade do Uyuni é de 450km, passando por belas paisagens do altiplano.
Os pernoites serão em hotéis simples, com conforto e limpeza. 

IMPORTANTE: o itinerário e locais de pernoite durante a jornada San Pedro|Uyuni|San Pedro podem ser modificados pelo guia responsável em virtude de imprevistos vigentes na data como clima, manifestações/bloqueios locais. Sempre com o objetivo principal de manter o melhor aproveitamento da viagem e preservar a segurança dos participantes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DOCUMENTO DE VIAGEM

Documentação aceita para embarque ao Chile:
• Carteira de Identidade original emitida pela Secretaria de Segurança Pública, em bom estado, foto recente e com no máximo 10 anos de emissão.
• Passaporte com validade mínima de 6 meses. 

Importante: não são aceitas carteiras de motorista e profissionais como: OAB, CREA, etc.

ROTEIRO COM SALAR DE UYUNI

• É necessário apresentar passaporte devido à travessia de fronteira Chile/Bolívia.
• Cartão Internacional de Vacinação de Febre Amarela.
Atenção: A documentação defeituosa ou incompleta – passaporte, RG, falta de vistos ou impossibilidade de entrada em algum país expressada ao passageiro por órgão oficial local, será de única e exclusiva responsabilidade do passageiro, eximindo a operadora de qualquer responsabilidade, inclusive do reembolso de qualquer tipo de despesas extras.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

VACINA | Febre Amarela
O certificado internacional de vacinação emitido pela ANVISA é obrigatório para ingresso ao Chile.
A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES
Roteiros Internacionais seguem condições específicas:  

- Trilhas e serviços, estão sujeitos a análise por cada fornecedor em caso de reembolso;
- Hospedagem, traslados e passeios, em períodos de alta temporada, não são reembolsáveis;
- Passagem aérea, reembolsável de acordo com as restrições de cada Cia. Aérea, sujeita a cobrança de multa.