A Andarilho da Luz construiu um programa exclusivo que abarca dois novos destinos de ecoturismo no Brasil: Geoparque Seridó - Rio Grande do Norte e Caminhos das Ararunas - Paraíba, em 76 km de caminhadas e muitas experiências agregadas!
Escolhidos a partir de uma série de estudos e visitas técnicas, organizamos cada detalhe em um roteiro que dialoga com caminhadas de longo curso (o Caminho das Ararunas é a primeira trilha de longo curso do nordeste brasileiro a estar registrada na Rede Brasileira de Trilhas), paisagens esplêndidas, vestígios arqueológicos, pinturas rupestres, geossítios e, claro, a cultura, gastronomia e pessoas que somente o sertão nordestino pode oferecer!
Na região serrana da Paraíba, os Caminhos das Ararunas atravessam 6 unidades de conservação, sendo: RPPN Várzea (ICMBIO); Parque Estadual da Pedra da Boca (Gov.PB); Reserva Calabouço, Reserva Serra Verde; Reserva Mata do Seró e Reserva Barbaço. Com um impacto cênico ímpar, principalmente pela fuga ao estereótipo de sertão extremamente seco, rasteiro e desolado, vemos uma quantidade bastante positiva de árvores dentro da região serrana, inclusive de frutíferas, variando na época do ano, apresentando uma caatinga belíssima que poucos conhecem. Caminharemos por entre vales, teremos belos mirantes e formações rochosas impressionantes, além de atividades em comunidades quilombolas, prosas e uma imersão gastronômica das mais ricas que poderíamos ter no nordeste.
Um “Geoparque é voltado para as pessoas”, nos disse Janaína, diretora do consórcio no Seridó, que gere o arranjo estrutural de gestão territorial que é o modelo de geoparques.
No Geoparque Seridó o território apresenta uma variação extremamente interessante em sua dimensão geográfica, passando de serras até vales, incluindo os chamados “icebergs”, maciços geológicos que são um colírio visual. O impacto cênico é um elemento extremamente positivo em nosso caminho, sendo companheiro constante ao atravessarmos os municípios, variando em intensidade, principalmente quando adentramos espaços mais icônicos como os Cânions dos Apertados, as Marmitas do Rio Carnaúba e os Açudes Gargalheiras e Boqueirão. Ao todo são 21 geossítios reconhecidos, divididos entre os 6 municípios, sendo que a maior parte são inventariados pelo IPHAN. Ressaltando que as estruturas conservadas são datadas de pouco mais de 9.000 anos, incluindo um N número de representações diferentes feitas pelos povos ancestrais, com ênfase nas duas estruturas em que melhor poderemos os contemplar: os geossítios do Xiquexique, em Carnaúba dos Dantas e do Mirador, em Parelhas.
Nossas caminhadas serão juntamente entre esses vales, visitando minas, ou subindo para observarmos os mirantes e açudes de perder de vista, conciliando conjuntamente com boas prosas, belas hospedagens, atividades culturais e gastronômicas, tudo isso para conhecer a potência que é o Brasil profundo.
Reiteramos que não há programa algum no Brasil que seja igual ao que construímos aqui, com o ineditismo das conexões entre os territórios no nordeste, seguindo com o mesmo padrão de qualidade Andarilho da Luz que sempre priorizamos, juntando brindes, prosas, sorrisos, boas comidas e conforto, cuidando de pessoas e do ambiente.
Bora vir conosco?