Assine nossa newsletter para saber de todas as nossas novidades!
Sexo: Já fez alguma viagem pela andarilho da luz? Como conheceu a Andarilho da Luz?
BUSCA
Destino
Destino
Minas Gerais02.03.2024 - Caminhada e Azeite (Catas Altas da Noruega)
Reserve Aqui!
Roteiro Detalhado

BELO HORIZONTE | CATAS ALTAS DA NORUEGA | BELO HORIZONTE

7h00: saída de Belo Horizonte.
Local de saída: Av. Bias Fortes, 50 - Funcionários (Praça da Liberdade) - Museu de Mineralogia/Rainha da Sucata.

Deslocamento em veículo executivo fretado até a cidade de Catas Altas da Noruega (142 km de Belo Horizonte), localizada na região do Circuito Vilas e Fazendas. 
Nosso roteiro inicia na Casa da Villa com delicioso café de boas vindas.
Reforço para caminhada em estrada de terra de aproximadamente 7km, onde será possível contemplar singelas paisagens rurais e importantes pontos turísticos de relevância para a história da região.

Logo após, seguiremos para o Sítio  da Anatália, onde vamos saborear um autêntico almoço mineiro e conhecer seu projeto Café com Roça. Em seguida, daremos início na visita guiada a Fazenda Estância do Pinheiro, propriedade que observando as baixas temperaturas no município, iniciou em 2009 a olivicultura. Através de muita pesquisa, parceria com uma universidade e principalmente, muito afeto com as plantas, foi desenvolvido um blend que resultou em um azeite de excelente qualidade. Tempo para curtir e relaxar. 
É possível comprar azeite e cachaça artesanal (garrafa R$ 60).

Retorno previsto para Belo Horizonte às 18h00 com chegada por volta da 20h30.
Fim de nossos serviços. Obrigado!

Alimentação: lanche de bordo - café da manhã - almoço - degustação de azeites.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Catas Altas da Noruega na rota de produção de azeite.
Matéria Correio de Minas (abril 2018).


Em 2008, o produtor Moacir Nascimento decidiu investir na cultura de azeitona em sua propriedade na comunidade do Falhado. Apostando no clima favorável, plantou diversas mudas de oliveira em dois hectares. Hoje, com mais de 3.000 plantas de oliveira e uma máquina de processamento importada da Itália, já está produzindo azeite, chamado “Olivais de Catas Altas da Noruega” e que representam uma produção de mais de 3.000 litros de azeite por ano num horizonte de 4 anos.
O cultivo da oliveira e a produção de azeite é uma atividade ainda recente em Minas Gerais. A primeira experiência de produção de azeite aconteceu em Maria da Fé também em 2008 e cerca de 40 municípios realizam esta prática no estado.
O azeite é um alimento antigo, usado há mais de 6.000 anos, é muito presente na culinária atual. Além dos inúmeros benefícios para a saúde, o azeite acrescenta à comida um sabor e aroma peculiares.
O turismo local ganha também com a abertura das fazendas para visitação.

Caminhada Ecoliterária em Cordisburgo - Contos do Grande Sertão: Veredas (09.03.24)

1 Dia

A CAMINHADA ECO-LITERÁRIA  EM CORDISBURGO É UMA VIAGEM "ROSEANA"!A Caminhada Ecoliterária é um projeto único dentro do circuito de atividades ligadas à obra do autor João Guimarães Rosa. A Andarilho da Luz tem o prazer de[...]

Saiba mais 
©2024 ANDARILHO DA LUZ Todos os direitos reservados.
Reserve Aqui!