Trilhos dos Pescadores - Parque Natural Alentejano e Costa Vicentina
Caminhadas e experiências no sudoeste de Portugal - 57 km
A Andarilho da Luz possui o prazer de apresentar seu programa ao longo das regiões sudoeste e sul de Portugal, seguindo o Trilho dos Pescadores no Alentejo e Costa Vicentina.
O Trilho dos Pescadores é um percurso pedestre singular, situado na Rota Vicentina (referência ao cabo de São Vicente no SW de Portugal), estando presente nesta magnífica região da Costa Alentejana e Vicentina. Seus trilhos costeiros são realmente deslumbrantes, percorridos em áreas de campo e de serra mais a interior, que merecem ser apreciadas ao ritmo de uma caminhada tranquila e contemplativa, permitindo também com o devido tempo, desfrutar dos bons momentos, encontros e das muitas possibilidades de experiências inefáveis presentes neste território pleno de originalidades.
Certamente, o Trilho dos Pescadores é um dos melhores trilhos costeiros do mundo, sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros. Trata-se de um caminho único, percorrível apenas a pé ao longo das falésias, proporcionando uma interação permanente com o vento do mar, com uma belíssima paisagem costeira preservada em sua natureza selvagem.
Para conhecermos um pouco mais do roteito:
Ao chegarmos em terras portuguesas seguiremos para Santiago do Cacém, já no Alentejo, desfrutando das belezas naturais como a do Parque Natural Serra da Arrábida e da mais pura cultura gastronômica da região. Nossos primeiros dias serão regados de experiências únicas, de belas passagens como na Ilha do Pessegueiro para bebermos vinhos envelhecidos nas águas do Atlântico e interpretarmos as estrelas presentes nos céus portugueses. Toda essa região tem sido amplamente trabalhada pela iniciativa da Associação Rota Vicentina, estrutura de empreendedores que avançam na construção e estruturação do turismo sustentável e consciente em todo esse território, a qual a Andarilho da Luz possui o prazer de ser associada, demonstrando nossa profunda relação e cuidado com o destino.
Seguiremos rumo ao “fim do mundo”, no Cabo de São Vicente, em Sagres, tendo também nosso “Dia da Liberdade”, em homenagem ao 25 de abril que marca o momento histórico da Revolução dos Cravos em Portugal. O litoral de Sagres nos oferecerá uma visão única da cultura, geologia e geografia portuguesa, além de termos organizado uma experiência gastronômica única para comemorar uma noite especial.
O caminhar por nossos destinos é marcado por uma ancestralidade de relações com o território, além de pequenos e notáveis cuidados, belezas expressivas e os sorrisos de um povo ao qual o tempo é seu maior patrimônio. Retornaremos para Lisboa ainda com o coração repleto de amenidades, podendo desfrutar ainda de uma programação especial atrelada à memória de Fernando Pessoa, a qual incluímos no roteiro. O Trilho dos Pescadores é uma das mais belas rotas atlânticas presentes na Europa, um convite para “enveredar” nos caminhos genuínos de uma cultura portuguesa arraigada em tradições centenárias, de comida influenciada pelo mediterrâneo, do sol, praia e climas agradáveis no alentejo e algarve, tudo isso com suas gentes, sorrisos e boas prosas.